Berolines City

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Leite de Cabra


O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca,
além de possuir menor teor de açúcar.

Menos Alergênico
Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. A caseína alfa-S1, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica. O leite de cabra possui apenas traços desta proteína, além disso, não contém b-lactoglobulina, também grande estimulante de reações alérgicas não-específicas. Portanto, possui maior tolerabilidade se comparado ao leite de vaca. Isso significa maior absorção de nutrientes importantes como cálcio, proteínas e carboidratos.
Mais Digestivo
As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora, em média, de 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc. Também possui capacidade tamponante. Para quem precisa de uma rápida reposição e aquisição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa.
Mais Cálcio
O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca, sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.
As perturbações digestivas dos bebês podem ser controladas com leite de cabra integral, diluído ou desnatado.O eczema infantil, uma espécie de asma, que geralmente pode evoluir para a asma clássica, também pode ser curada naturalmente com o leite de cabra. Criança tratada com leite de cabra dificilmente sofrerá de asma, garantem os pediatras do mundo todo.
Além disso, características inerentes ao leite de cabra estão sendo observadas e possibilitam diversas aplicações terapêuticas para problemas como distúrbios gastrointestinais e minimização dos efeitos colaterais da quimioterapia.
A mansidão da cabra leiteira é incomparável. A história da humanidade está repleta de casos em que uma cabra leiteira tem sido ocupada como ama-de-leite, dando diretamente à criancinha o seu farto peito, sem o menor risco para o bebê. Acostumava-se tanto com esta função que, ao ouvir o choro do bebê, já se apressava a ir atendê-lo.

As cabras têm sido empregadas também para amamentar potrinhos, bezerros e até leõezinhos e outros animais silvestres.

O leite de cabra é muito utilizado em várias partes do mundo. Durante milênios foi mais importante que o leite de vaca. A regra era beber leite de cabra e não o de vaca. A intensificação da pecuária e formação de pastagens artificiais provocou a mudança de posições, rebaixando a cabra. O mérito do leite, no entanto, não foi rebaixado e o preço continua bastante compensador, em muitas partes do planeta. O leite de vaca, mais fácil de ser produzido, multiplicou-se acompanhando o aumento da população humana, enquanto a produção do leite de cabra estacionou. Modernamente, muitos empresários rurais, na busca de um "leite ecológico", já começam a retornar ao status histórico de preferir a produção de leite de cabra.
O Dr. Waldsdorf disse que "o melhor médico da família e, sobretudo, das crianças, é uma cabra possuidora de saudável e pejado úbere".
A humanidade travou uma grande luta contra a tuberculose e, dentre todas as experiências, o mais indicado foi o uso de leite de cabra. Os médicos e cientistas verificaram que o número de crianças tuberculosas diminuía com o uso do leite de cabra, em substituição ao de vaca, muito suscetível à terrível peste branca.
Nos Estados Unidos, verificou-se uma redução de 80% na mortalidade infantil, depois do emprego do leite de cabra na alimentação da infância.
O leite de cabra apresenta reação alcalina e, por isso, raríssima e dificilmente azeda no estômago humano, tornando-se assim um fator de alta eficiência no tratamento de cólicas em crianças. O leite de vaca é ácido por natureza. Já o leite de cabra é alcalino, como o leite materno.
O leite de cabra contém os quatros elementos necessários à nutrição: o açúcar, a proteína, a manteiga e as vitaminas, estando ademais, saturado das substâncias valiosas requeridas na melhor alimentação, como o ferro, o cálcio, etc. Segundo experimentos feitos pelo Dr. Johnson, um litro de leite de cabra equivale a qualquer das seguintes porções: 8 ovos, 150 gramas de boa carne, 900 gramas de batatas ou 400 gramas de galeto.
O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porém agradáveis. É um alimento que se recomenda principalmente pelo alto valor nutritivo e por ser de fácil digestão. Seu grande valor nutritivo resulta da riqueza em extrato seco, especialmente gordura. Sua alta digestibilidade é consequência do reduzido tamanho e dispersão dos glóbulos graxos e dos caracteres próprios de sua caseína. Forma coágulos de granulação fina e macia, portanto, de fácil digestão. É um leite naturalmente homogeneizado.
Certos estudiosos atribuem até qualidades afrodisíacas ao leite de cabra, sendo, por isso, recomendado às pessoas cansadas ou idosas. Talvez esta característica deva-se à presença do ácido cáprico.
fonte: http://www.leitedecabra.com.br

Leite de cabra em tratamentos dermatológicos
Sabonete está sendo usado contra a calvície
Embora não exista ainda nenhum estudo científico que comprove os benefícios do leite de cabra no tratamento da calvície, cresce o número de consumidores que buscam o produto para prevenir e combater a queda de cabelo. Alguns afirmam que o uso contínuo do sabonete de leite de cabra estimula o nascimento de novos fios. Em Maravilha, município do sertão alagoano, um grupo de artesãs está aproveitando a fama do produto para fazer novos negócios.
Há algumas décadas o leite de cabra passou a ser reconhecido pelas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, que vão desde o combate à desnutrição até a prevenção de doenças. No quesito beleza, o poder hidratante do leite de cabra ganhou fama entre as mulheres ainda na antiguidade, quando utilizado pela vaidosa Rainha Cleópatra em seus banhos de imersão.
Atualmente, um dos derivados que tem conquistado espaço no mercado é o sabonete a base de leite de cabra. Rico em proteínas, aminoácidos e Vitaminas A, D e E, além de sais minerais, passou a ser usado para fortalecer e recuperar a saúde dos cabelos e auxiliar no combate a um problema que preocupa até os homens menos vaidosos – a calvície.
Natucapri
A Associação de Produção Artesanal de Cosméticos de Maravilha produz sabonetes aromatizados nas fragrâncias camomila, erva-doce, canela, maracujá e aveia e mel, além de buchas para banho, fabricadas com esponjas vegetais, entre outros produtos.
De acordo com Luciana Calheiros, consultora do Sebrae/AL, está sendo criado um banco de dados junto aos consumidores que apresentaram melhora na calvície com o uso do sabonete para que no futuro possa ser feito algum projeto de pesquisa, em parceria com universidades, para comprovar cientificamente as propriedades deste produto.
– Ainda não temos nada comprovado, mas acreditamos que a junção do leite de cabra, da aveia e do mel tenha um forte potencial protéico que permita esse resultado positivo no tratamento de calvície. Precisamos de apoio para que sejam realizadas pesquisas que confirmem essa possibilidade. Confirmado isso, podemos ampliar a divulgação, aumentar a nossa produção e a comercialização e quem sabe abrirmos no futuro uma fábrica de sabonetes em pleno sertão – afirma Luciana.
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticias&id=2375209&section=capa

Veja tambem no blog algumas receitas usando leite de cabras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário